Atividades de Língua Portuguesa - Profª Rose 7 A Profª Sônia 7 B
QUESTÃO 01
Qual a origem...
... do beijo? Nos cultos a Vênus, na Ásia Menor, era a maneira de
demonstrar respeito e prestar homenagem à deusa. Na Europa, até o século 16,
beijo nos lábios era usado como cumprimento. Também era comum que os servos
beijassem as mãos dos reis em sinal de respeito.
... do aceno? Agitar as mãos para se despedir ou saudar de longe
pessoas queridas teve início na Grécia Antiga. O registro mais famoso do gesto
é descrito na Ilíada, de Homero. Ao voltar de uma expedição, Ulisses é recebido
assim pelos companheiros de acampamento.
... de mostrar a língua? Na Ásia, há 10 séculos, a língua para fora
ficou popular na hora do insulto. Afinal era um jeito de xingar sem falar
palavrão.
Disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/qual-a-origem/.
Acesso em: 21 jan. 2018.
Segundo o texto acima, é possível afirmar que
(A) mostrar a língua demonstra falta de respeito a outra pessoa, porque
é uma forma de xingamento.
(B) o aceno, uma forma de cumprimento com as mãos, surgiu na Ásia Menor.
(C) não é recomendado fazer aceno com as mãos nem mesmo mostrar a
língua, porque se trata de um insulto.
(D) o beijo, o aceno e mostrar a língua são formas eficientes de
comunicação entre as pessoas.
QUESTÃO 02
Pirataria
A pirataria é toda violação aos direitos de criação e já é vista por
muitos especialistas como o "crime do século XXI". É uma atividade
ilegal que causa prejuízos crescentes à economia, à geração de empregos (não só
no Brasil, mas no mundo todo) e, principalmente, prejuízos aos consumidores.
Segundo a INTERPOL (Polícia Internacional), a pirataria mundial, atualmente,
movimenta mais recursos financeiros que o narcotráfico.
O crime de pirataria é uma atividade financiada por grandes grupos de
máfias internacionais organizadas, que trazem para o Brasil os mais diversos
tipos de mercadorias. são roupas, tênis brinquedos, CDs, remédios, óculos,
peças de automóveis, luvas cirúrgicas, entre outros, que não seguem qualquer
padrão de segurança e qualidade. Esses produtos acabam frustrando os
consumidores, podendo, inclusive, causar danos irreparáveis à saúde.
Disponível em:
http://locadoradvdcenter.blogspot.com.br/2008/04/os-males-da-pitararia.html.
Acesso em: 21 jan. 2018.
Segundo o texto
(A) apesar de a Polícia fazer um trabalho preventivo nas fronteiras dos
países, nos últimos anos, a pirataria tem aumentado de forma significativa.
(B) a Polícia Internacional tem trabalhado para coibir a pirataria, que
é um tipo de crime considerado inafiançável.
(C) o consumidor que utilizar de produtos piratas pode por a própria
vida em risco, pois, geralmente, são produtos de qualidade inferior.
(D) alguns produtos
piratas podem prejudicar à saúde do consumidor, porém há produtos piratas que
são mais baratos e de qualidade superior aos originais.Observe o cartum a seguir para responder às questões 03 e 04.
Disponível
em: https://fazdecontaquesei.blogspot.com.br/2012/08/a-inclusao-da-tecnologia-na-educacao.html.
Acesso em: 21 jan. 2018.
QUESTÃO 03
O cartum acima
(A) apresenta aos pais que os atuais alunos têm se preocupado muito com as leituras na escola.
(B) mostra que muitos alunos desconhecem algumas obras literárias importantes.
(C) informa que alguns alunos estão mais preocupados em brincar do que ler um bom livro.
(D) critica o uso que as crianças têm feito da tecnologia, priorizando-a e deixando de lado a leitura de livros.
QUESTÃO 04
Os personagens do cartum apresentam diferentes reações diante do livro. Por meio das expressões faciais e corporais dos personagens é possível afirmar que eles sentem
(A) alegria, euforia e curiosidade.
(B) medo, receio e curiosidade.
(C) ódio, raiva e curiosidade.
(D) medo, alegria e euforia.
Leia o poema a seguir "Amor é fogo que arde sem se ver", de Luís Vaz de Camões, para responder às questões 05 e 06.
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade?
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Disponível em: https://www.pensador.com/poemas_de_luis_camoes_amor/. Acesso em: 21 jan. 2018.
QUESTÃO 05
É possível afirmar que
(A) apesar de, o poema falar de amor, o eu lírico pretende falar sobre as amizades.
(B) na primeira estrofe o eu lírico define o amor, evidenciando que o amor é um querer bem.
(C) nas três primeiras estrofes o eu lírico tenta definir o amor, evidenciando que o amor é um sentimento contraditório.
(D) em todo o poema o eu lírico confirma que o amor é um sentimento alegre, perfeito e nunca confuso.
QUESTÃO 06
Segundo o poema, o amor é um sentimento que pode causar alguns efeitos, como:
(A) confusão e inquietação, mas vale a pena senti-lo.
(B) confusão e inquietação, portanto, não vale a pena senti-lo.
(C) alegria e ao mesmo tempo solidão, mas não vale a pena senti-lo.
(D) confusão e solidão, mas com calma, vale a pena senti-lo.
Leia a letra da música a seguir "Namorinho de portão", Banda Penélope, para responder às questões 07 a 10.
Namorinho de portão,
Biscoito, café
Meu priminho, meu irmão
Conheço essa onda
Vou saltar da canoa
Já vi, já sei que a maré não é boa
É filme censurado e o quarteirão
Não vai ter outra distração
Eu aguento calado
Sapato, chapéu
O seu papo furado
Paris, lua-de-mel
A vovó no tricô
Chacrinha, novela
O blusão do vovô
Aquele tempo bom que já passou
E eu de "é", de "sim", de "foi"
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
O papai com cuidado já quer saber
Sobre o meu ordenado
Só pensa no futuro
E eu que ando tão duro
Não dou pra trás, entro de dólar e tudo
Pra ele o mundo anda muito mal
Lá vem conselho, coisa e tal
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
Composição de Tom Zé. Disponível em: https://som13.com.br/tom-ze/namorinho-de-portao. Acesso em: 21 jan. 2018.
QUESTÃO 07
Segundo o eu lírico da canção, o que não tem mais?
(A) Sapato e chapéu.
(B) Bom rapaz.
(C) Maré boa.
(D) Biscoito e café.
QUESTÃO 08
Ainda, segundo o eu lírico da canção, para quem o mundo anda muito mal?
(A) Para o rapaz.
(B) Para o irmão.
(C) Para a vovó.
(D) Para o papai.
QUESTÃO 09
Em resumo, o eu lírico pretende afirmar que
(A) atualmente não se tem namoro como os de antigamente.
(B) atualmente ninguém assiste novela enrolado no blusão do vovô.
(C) os pais querem saber o quanto os filhos ganham.
(D) Os tempos atuais são melhores do que os de antigamente.
QUESTÃO 10
No verso "Sobre o meu ordenado", a palavra "ordenado" poderia ser substituída sem perda de sentido por
(A) salário.
(B) namorado.
(C) futuro.
(D) comportamento.
Leia um trecho da letra musical, do grupo "Pollo", para responder às questões 11 e 12.
Vou escrever mais de um milhão de canções pra você ouvir
Que meu amor é teu, teu sorriso me faz sorrir,
Vou de Marte até a Lua, cê sabe tô na tua,
Não cabe tanta saudade essa verdade nua e crua,
Eu sei o que eu faço, nosso caminho eu traço,
Um casal fora da lei ocupando o mesmo espaço,
Se eu tô contigo não ligo se o sol não aparecer,
É que não faz sentido caminhar sem dar a mão pra você,
Teu sonho impossível vai ser realidade,
Sei que o mundo tá terrível mas não vai ser a maldade que
Vai me tirar de você, eu faço você ver,
pra tu sorrir eu faço o mundo inteiro saber que eu...
Ivo Mozart. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/pollo/vagalumes-part-ivo-mozart.html. Acesso em: 21 jan. 2018.
QUESTÃO 11
Um trecho da música que dá uma ideia de exagero é
(A) "Vai me tirar de você".
(B) "Teu sorriso me faz sorrir".
(C) "Vou escrever mais de um milhão de canções..."
(D) "Se eu tô contigo não ligo".
QUESTÃO 12
A letra musical contém algumas marcas de oralidade. (Marcas da oralidade é a transcrição do falar cotidiano das pessoas na escrita). Sendo assim, assinale o verso que contém uma marca de oralidade.
(A) "Se eu tô contigo não ligo se o sol não aparecer".
(B) "Que meu amor é teu, teu sorriso me faz sorrir".
(C) "Vai me tirar de você, eu faço você ver".
(D) "Teu sonho impossível vai ser realidade".
QUESTÃO 03
O cartum acima
(A) apresenta aos pais que os atuais alunos têm se preocupado muito com as leituras na escola.
(B) mostra que muitos alunos desconhecem algumas obras literárias importantes.
(C) informa que alguns alunos estão mais preocupados em brincar do que ler um bom livro.
(D) critica o uso que as crianças têm feito da tecnologia, priorizando-a e deixando de lado a leitura de livros.
QUESTÃO 04
Os personagens do cartum apresentam diferentes reações diante do livro. Por meio das expressões faciais e corporais dos personagens é possível afirmar que eles sentem
(A) alegria, euforia e curiosidade.
(B) medo, receio e curiosidade.
(C) ódio, raiva e curiosidade.
(D) medo, alegria e euforia.
Leia o poema a seguir "Amor é fogo que arde sem se ver", de Luís Vaz de Camões, para responder às questões 05 e 06.
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade?
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Disponível em: https://www.pensador.com/poemas_de_luis_camoes_amor/. Acesso em: 21 jan. 2018.
QUESTÃO 05
É possível afirmar que
(A) apesar de, o poema falar de amor, o eu lírico pretende falar sobre as amizades.
(B) na primeira estrofe o eu lírico define o amor, evidenciando que o amor é um querer bem.
(C) nas três primeiras estrofes o eu lírico tenta definir o amor, evidenciando que o amor é um sentimento contraditório.
(D) em todo o poema o eu lírico confirma que o amor é um sentimento alegre, perfeito e nunca confuso.
QUESTÃO 06
Segundo o poema, o amor é um sentimento que pode causar alguns efeitos, como:
(A) confusão e inquietação, mas vale a pena senti-lo.
(B) confusão e inquietação, portanto, não vale a pena senti-lo.
(C) alegria e ao mesmo tempo solidão, mas não vale a pena senti-lo.
(D) confusão e solidão, mas com calma, vale a pena senti-lo.
Leia a letra da música a seguir "Namorinho de portão", Banda Penélope, para responder às questões 07 a 10.
Namorinho de portão,
Biscoito, café
Meu priminho, meu irmão
Conheço essa onda
Vou saltar da canoa
Já vi, já sei que a maré não é boa
É filme censurado e o quarteirão
Não vai ter outra distração
Eu aguento calado
Sapato, chapéu
O seu papo furado
Paris, lua-de-mel
A vovó no tricô
Chacrinha, novela
O blusão do vovô
Aquele tempo bom que já passou
E eu de "é", de "sim", de "foi"
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
O papai com cuidado já quer saber
Sobre o meu ordenado
Só pensa no futuro
E eu que ando tão duro
Não dou pra trás, entro de dólar e tudo
Pra ele o mundo anda muito mal
Lá vem conselho, coisa e tal
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
Composição de Tom Zé. Disponível em: https://som13.com.br/tom-ze/namorinho-de-portao. Acesso em: 21 jan. 2018.
QUESTÃO 07
Segundo o eu lírico da canção, o que não tem mais?
(A) Sapato e chapéu.
(B) Bom rapaz.
(C) Maré boa.
(D) Biscoito e café.
QUESTÃO 08
Ainda, segundo o eu lírico da canção, para quem o mundo anda muito mal?
(A) Para o rapaz.
(B) Para o irmão.
(C) Para a vovó.
(D) Para o papai.
QUESTÃO 09
Em resumo, o eu lírico pretende afirmar que
(A) atualmente não se tem namoro como os de antigamente.
(B) atualmente ninguém assiste novela enrolado no blusão do vovô.
(C) os pais querem saber o quanto os filhos ganham.
(D) Os tempos atuais são melhores do que os de antigamente.
QUESTÃO 10
No verso "Sobre o meu ordenado", a palavra "ordenado" poderia ser substituída sem perda de sentido por
(A) salário.
(B) namorado.
(C) futuro.
(D) comportamento.
Leia um trecho da letra musical, do grupo "Pollo", para responder às questões 11 e 12.
Vou escrever mais de um milhão de canções pra você ouvir
Que meu amor é teu, teu sorriso me faz sorrir,
Vou de Marte até a Lua, cê sabe tô na tua,
Não cabe tanta saudade essa verdade nua e crua,
Eu sei o que eu faço, nosso caminho eu traço,
Um casal fora da lei ocupando o mesmo espaço,
Se eu tô contigo não ligo se o sol não aparecer,
É que não faz sentido caminhar sem dar a mão pra você,
Teu sonho impossível vai ser realidade,
Sei que o mundo tá terrível mas não vai ser a maldade que
Vai me tirar de você, eu faço você ver,
pra tu sorrir eu faço o mundo inteiro saber que eu...
Ivo Mozart. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/pollo/vagalumes-part-ivo-mozart.html. Acesso em: 21 jan. 2018.
QUESTÃO 11
Um trecho da música que dá uma ideia de exagero é
(A) "Vai me tirar de você".
(B) "Teu sorriso me faz sorrir".
(C) "Vou escrever mais de um milhão de canções..."
(D) "Se eu tô contigo não ligo".
QUESTÃO 12
A letra musical contém algumas marcas de oralidade. (Marcas da oralidade é a transcrição do falar cotidiano das pessoas na escrita). Sendo assim, assinale o verso que contém uma marca de oralidade.
(A) "Se eu tô contigo não ligo se o sol não aparecer".
(B) "Que meu amor é teu, teu sorriso me faz sorrir".
(C) "Vai me tirar de você, eu faço você ver".
(D) "Teu sonho impossível vai ser realidade".
QUESTÃO 13
Grife os verbos das orações abaixo.
a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.
QUESTÃO 14
a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.
QUESTÃO 14
Assinale a alternativa que possui uma locução verbal.
a) Somente as mulheres participarão da dança.
b) Os jovens tocam violão muito bem.
c) Fiquei alegre com a boa notícia.
d) Ele ficou sabendo da festa.
QUESTÃO15
Identifique a conjugação dos verbos nas orações abaixo.
a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção.
f) Não partiremos o bolo agora.
QUESTÃO 16
a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção.
f) Não partiremos o bolo agora.
QUESTÃO 16
Identifique o modo dos verbos nas orações abaixo.
a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
i) Ah! se meu time vencesse...
j) Não jogue lixo nas ruas.
QUESTÃO 17
a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
i) Ah! se meu time vencesse...
j) Não jogue lixo nas ruas.
QUESTÃO 17
As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo.
Passe-as para o tempo pretérito perfeito e imperfeito do mesmo modo.
a) Eu estudo muito.
b) Joana treina para o campeonato.
c) Eu leio as obras de Machado de Assis.
d) Os garotos falam ao celular.
e) Eu estou na escola.
f) Jorge Carlos joga futebol.
g) As meninas desfilam bem.
h) Os animais correm o tempo todo.
QUESTÃO 18
Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.
a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começou a praticar esportes.
e) Provocaram um desmatamento no local.
f) Poluíram nossos rios.
g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
h) Poucos conhecem esse jogo.
QUESTÃO 19
Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos
pedidos.
a) Preciso passar no vestibular, por isso...........muito. (estudar -
futuro do presente do indicativo).
b) ..............boas lembranças da minha infância. (ter - presente do
indicativo).
c) Marcela e Bruna..........ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito do
indicativo).
d) Nesta vida..........o que plantamos. (colher - presente do
indicativo).
e) Pedro..........futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar -
futuro do presente do indicativo).
f) Os homens..........viola durante a serenata. (tocar - futuro do
presente do indicativo).
g) O aluno...........um prêmio ao final do semestre. (ganhar - futuro do
presente do indicativo).
h) A menina..............alto durante as aulas. (falar - pretérito
imperfeito do indicativo).
QUESTÃO 20
Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo.
Modelo: Eu gosto de sorvete. (verbo na 1ª pessoa do singular)
a) Moramos no planeta terra.
b) Juliano corria muito nas competições escolares.
c) Os alunos estudaram muito para a prova.
d) Tu jogaste bem hoje.
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico?
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano.
g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas.