sábado, 25 de abril de 2020





Atenção!

A Secretaria da Educação disponibilizou o aplicativo que vai ser usado para às aulas à distância.
O download da App pode ser feito gratuitamente para Android e IOS e o login e senha são os mesmos usados na SED (Secretaria Escolar Digital).

Para consultar seu R.A. acesse: 




A partir de 27/04 as aulas online estarão disponíveis.
Em breve você receberá um convite para baixar a ferramenta Teams que será utilizado pela nossa escola e te dará acesso as aulas que abrangem todas as disciplinas, em seu nível mais básico, o Teams é uma ferramenta de mensagens que permite a comunicação de texto entre os usuários. Fiquem atentos e já se preparem para as futuras aulas com seus professores, baixe os aplicativos abaixo.

Android:

iPhone:







terça-feira, 14 de abril de 2020


COMUNICADO EXTERNO SAGESP/SAINTER nº 64/2020

São Paulo, 14 de abril de 2020.

Assunto:  Cronograma do Enem está mantido e o exame não será adiado.

Informamos que por ora o cronograma do Enem está mantido e o exame não será adiado, de acordo com o Governo Federal.

Cronograma:

·         Pedido de isenção: até dia 17/04.
- cursa a última série do ensino médio 2020, em escola da rede pública.
- tenha cursado todo ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral  na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior                                               a um salário mínimo  e meio.
-Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro da família de baixa renda, inscrita no cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

·         Inscrições:  11 a 22 de maio.

·         Aplicação da prova Enem Digital : 11 e 18 de outubro  Enem impresso: 1º e 8 de novembro.

quinta-feira, 9 de abril de 2020


Atividade 1ª D/E - Projeto de Vida - Professora Regina


 Faça um Caderno de Vivência:

Pode ser um caderno pequeno ou faça um utilizando material que você tenha em casa; ex:  folhas de sulfite (branca ou colorida), folhas de caderno em branco do ano anterior ou outras, podem ser grampeadas ou fixadas com fitas, enfeite, faça colagem ou desenhe deixe ele com seu estilo:
Utilize esse caderno para anotações de experiências e sentimentos nesse período de isolamento.
Faça nele anotações do seu Projeto de Vida:
Metas a serem alcançadas a curto e longo prazo;
Reflita sobre elas, como alcança-las;
Quais ações são necessárias;
E quais mudanças no seu estilo de vida precisam ser feitas.
E compartilhe conosco na volta as aulas.
Escolha quatro competências socioemocionais, que estão dentro das macrocopêntencias:
-  Duas que você tenha, cite exemplos que caracterize em você essa competência;
- Duas que você não tenha e comente como pode desenvolve-las.


MACROCOMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS


Diz respeito à capacidade de uma pessoa explorar o ambiente e novos aprendizados e experiências, ser flexível e apreciativa diante de situações incertas e complexas, relacionando-se diretamente com a disposição individual para vivenciar novas experiências estéticas, culturais e intelectuais.
Competências socioemocionais relacionadas: Curiosidade para aprender; Imaginação criativa; Interesse artístico.
Diz respeito ao emprego do afeto, a ser solidário, empático e respeitoso nas relações e a acreditar que os outros podem ser dignos de confiança, ou seja, envolve ser capaz de compreender, sentir e avaliar uma situação pela perspectiva e pelo repertório do outro, colocando-se no lugar dessa pessoa.
Competências socioemocionais relacionadas: Empatia; Respeito; Confiança.
Está relacionada à capacidade de autorregulação e diz respeito à capacidade de ter foco, responsabilidade, organização, determinação e persistência com relação a compromissos, tarefas e objetivos estabelecidos para a vida.
Competências socioemocionais relacionadas: Determinação; Organização; Foco; Persistência; Responsabilidade.
Diz respeito à disponibilidade de se relacionar com as pessoas em interações sociais, às habilidades de comunicação com elas e ao nível de energia dedicado às nossas experiências.
Competências socioemocionais relacionadas: Iniciativa social; Assertividade; Entusiasmo.
Diz respeito à capacidade de lidar com situações adversas e com sentimentos como tristeza, raiva, ansiedade e medo.
Competências socioemocionais relacionadas: Tolerância ao estresse; Autoconfiança; Tolerância à frustração.
Atividade Professora Regina 9° ano A/B





Elabore gráficos de colunas a partir dos dados do avanço do Corona vírus, número de infectados ,  nos seguintes países China, Itália, Estados Unidos e Brasil.
Para elaborar o seu gráfico:
- Determine o intervalo
- Examine seus dados para encontrar a barra com maior valor. Isto irá ajudá-lo a determinar a extensão do eixo vertical e o tamanho de cada incremento , de qual quanto será distanciamento da;

Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo


 Conexões e escalas.

Objetos do Conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura; Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.

Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares; 

Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.

Sugestões de Material de apoio:

● Para manter influência chinesa, Europa aceita devolver arte que tirou da África. (reportagem) Fonte: Estado de Minas Internacional, 2018. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/12/23/interna_internacional,1 015738/para-conter-influencia-chinesa-europa-aceita-devolver-arte-que-tirou.shtml> (acesso em: 16 mar. 2020).
Elabore uma charge a partir da ideia principal da noticia apresentada acima e do que estudamos em sala.

 ● Macau, na China, pode se tornar o local mais popular do mundo. (vídeo) Fonte: TV Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kAbZGoIMVwU> (acesso em: 16 mar. 2020).

Faça uma pesquisa sobre a influência europeia no Brasil e anote as descobertas, cite exemplos ou registres em forma recorte e colagem de imagens ou desenhos:

● Migrar: experiências, memórias e identidades. (material educativo da exposição) Fonte: Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Disponível em: <http://museudaimigracao.org.br/exposicoes/longa-duracao/migrar-experienciasmemorias-e-identidades> (acesso em: 16 mar. 2020).
Após a leitura do texto clik em Material Educativo e escolha uma das atividades para realizar:

- Atividade B -História Oral

-Atividade C, Triste foi aquela despedida

 ● Síntese da série “ocidente e oriente em diálogo”. (vídeo de longa extensão) Fonte: TV Cultura – Café Filosófico. Disponível em:   <https://tvcultura.com.br/videos/71714_sintese-da-serie-ocidente-e-oriente-emdialogo.html> (acesso em: 16 mar. 2020).
Assista o vídeo e elabore uma resenha descritiva sobre o assunto abordado
1.    Identifique e apresente a obra analisada.

2.    Faça um panorama inicial.

3.    Descreva a estrutura da obra.

4.    Discorra sobre conteúdo.

5.    Faça sua análise crítica.

6.    Identifique o público-alvo e faça recomendações.

A resenha segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, é um texto flexível e pode não seguir essa regra.

sexta-feira, 3 de abril de 2020


Atividade de Física - Professor  Gilberto 3ª A e 3ª B





1)      V = R .T
Dados
V = ? V
R = 10r
T = 11 A

2)      R = V/T
Dados
R = ? r
V = 220 v
T = 50A

3)      T = V/R
Dados
T = ? A
V = 110v
R = 4r

4)      Defina

         V =

         R =

         T=



Atividade de Física - Professor Gilberto 1ª A e 1ª E


1)      S = So + V.T
Dados
S = ? m
So = 20 m
V = 5m/s
T = 4s

2)      V = S/T
Dados
V = ? Km/h
S = 300Km
T = 3h

3)      3) t = S/V
Dados
T = ? s
S = 40m
V = 5m/s

4)      S = V.T
Dados
S = ? km
V = 90Km/h

T = 2h

Atividade de Física - Professor Gilberto 2ª A

Defina

1)      Energia Eólica

2)      Energia solar

3)      Energia hidroelétrica

4)      Energia termoelétrica

5)      Energia nuclear

6)      Energia das marés



Atividade de Matemática - Professor Gilberto 8º A/B/D



1)      X + x = 9 – x

2)      5 + 2X = - 7

3)      -X + 6 = 2X + 4

4)      3X = 21 + 4

5)      X + X + X + X = 20

6)      2X + X = 5X +16

7)      + 4 – 4X = 4

8)      – 8X + 2 = 16 + 2

9)      3X + 1 – 3 = 4

10)   2Y + 3Y = 25

11)   3X + 2 – 3 = 4

12)   2X + 2X + 9 = -7

13)   X + 2X = 27

14)   -6X -6X = 36


quarta-feira, 1 de abril de 2020


Atividades de Matemática Professora Helena – 3ªA/B

Circunferências e Cônicas



*Copiar as definições e um exemplo de cada,
*Fazer três exercícios de cada um.


Atividades de Matemática Professora Helena – 2ªA/B/C

  Trigonometria



*Pesquisar sobre Equações e Inequações trigonométricas;
*Copiar a definição de cada um e fazer um exemplo de cada;
*Fazer três exercícios de cada um.


ATENÇÃO - INFORMAÇÕES IMPORTANTES ENEM 2020

Cronograma Enem 2020



Solicitação da isenção e justificativa de ausência: 6 a 17 de abril
Resultado da isenção: 24 de abril
Inscrições: 11 a 22 de maio
Nome social: 25 a 29 de maio
Provas - Enem Digital: 11 e 18 de outubro
Provas - Enem Impresso: 1º e 8 de novembro
Isenção e Justificativa de Ausência
O período de solicitação da isenção do Enem 2020 e para justificativas de falta da edição de 2019 será de 6 a 17 de abril. A gratuidade da taxa é destinada aos seguintes participantes:

•  Estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública.

•  Participante que fez todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda máxima de um salário mínimo e meio por pessoa.

• Participantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), além de ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A justificativa de ausência é obrigatória para quem foi isento da taxa no Enem 2019, não compareceu aos dois dias do exame e deseja solicitar novamente a isenção para fazer o Enem 2020.

Os isentos do pagamento da taxa do Enem 2020 serão conhecidos em 24 de abril. Recursos voltados para quem não foi contemplado ou não teve a justificativa de ausência validada serão recebidos de 27 de abril até 1º de maio. As respostas do Inep serão dadas em 7 de maio.