segunda-feira, 30 de março de 2020

Atividades de Língua Portuguesa - Profª Rose 7 A Profª Sônia 7 B

QUESTÃO 01

Qual a origem...
... do beijo? Nos cultos a Vênus, na Ásia Menor, era a maneira de demonstrar respeito e prestar homenagem à deusa. Na Europa, até o século 16, beijo nos lábios era usado como cumprimento. Também era comum que os servos beijassem as mãos dos reis em sinal de respeito.
... do aceno? Agitar as mãos para se despedir ou saudar de longe pessoas queridas teve início na Grécia Antiga. O registro mais famoso do gesto é descrito na Ilíada, de Homero. Ao voltar de uma expedição, Ulisses é recebido assim pelos companheiros de acampamento.
... de mostrar a língua? Na Ásia, há 10 séculos, a língua para fora ficou popular na hora do insulto. Afinal era um jeito de xingar sem falar palavrão.
Disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/qual-a-origem/. Acesso em: 21 jan. 2018.
Segundo o texto acima, é possível afirmar que
(A) mostrar a língua demonstra falta de respeito a outra pessoa, porque é uma forma de xingamento.
(B) o aceno, uma forma de cumprimento com as mãos, surgiu na Ásia Menor.
(C) não é recomendado fazer aceno com as mãos nem mesmo mostrar a língua, porque se trata de um insulto.
(D) o beijo, o aceno e mostrar a língua são formas eficientes de comunicação entre as pessoas.

QUESTÃO 02

Pirataria
A pirataria é toda violação aos direitos de criação e já é vista por muitos especialistas como o "crime do século XXI". É uma atividade ilegal que causa prejuízos crescentes à economia, à geração de empregos (não só no Brasil, mas no mundo todo) e, principalmente, prejuízos aos consumidores. Segundo a INTERPOL (Polícia Internacional), a pirataria mundial, atualmente, movimenta mais recursos financeiros que o narcotráfico.
O crime de pirataria é uma atividade financiada por grandes grupos de máfias internacionais organizadas, que trazem para o Brasil os mais diversos tipos de mercadorias. são roupas, tênis brinquedos, CDs, remédios, óculos, peças de automóveis, luvas cirúrgicas, entre outros, que não seguem qualquer padrão de segurança e qualidade. Esses produtos acabam frustrando os consumidores, podendo, inclusive, causar danos irreparáveis à saúde.
Disponível em: http://locadoradvdcenter.blogspot.com.br/2008/04/os-males-da-pitararia.html. Acesso em: 21 jan. 2018.
Segundo o texto
(A) apesar de a Polícia fazer um trabalho preventivo nas fronteiras dos países, nos últimos anos, a pirataria tem aumentado de forma significativa.
(B) a Polícia Internacional tem trabalhado para coibir a pirataria, que é um tipo de crime considerado inafiançável.
(C) o consumidor que utilizar de produtos piratas pode por a própria vida em risco, pois, geralmente, são produtos de qualidade inferior.
(D) alguns produtos piratas podem prejudicar à saúde do consumidor, porém há produtos piratas que são mais baratos e de qualidade superior aos originais.

Observe o cartum a seguir para responder às questões 03 e 04.



Disponível em: https://fazdecontaquesei.blogspot.com.br/2012/08/a-inclusao-da-tecnologia-na-educacao.html. Acesso em: 21 jan. 2018.

QUESTÃO 03

O cartum acima

(A) apresenta aos pais que os atuais alunos têm se preocupado muito com as leituras na escola.
(B) mostra que muitos alunos desconhecem algumas obras literárias importantes.
(C) informa que alguns alunos estão mais preocupados em brincar do que ler um bom livro.
(D) critica o uso que as crianças têm feito da tecnologia, priorizando-a e deixando de lado a leitura de livros.

QUESTÃO 04

Os personagens do cartum apresentam diferentes reações diante do livro. Por meio das expressões faciais e corporais dos personagens é possível afirmar que eles sentem

(A) alegria, euforia e curiosidade.
(B) medo, receio e curiosidade.
(C) ódio, raiva e curiosidade.
(D) medo, alegria e euforia.

Leia o poema a seguir "Amor é fogo que arde sem se ver", de Luís Vaz de Camões, para responder às questões 05 e 06.

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade?
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Disponível em: https://www.pensador.com/poemas_de_luis_camoes_amor/. Acesso em: 21 jan. 2018.

QUESTÃO 05

É possível afirmar que

(A) apesar de, o poema falar de amor, o eu lírico pretende falar sobre as amizades.
(B) na primeira estrofe o eu lírico define o amor, evidenciando que o amor é um querer bem.
(C) nas três primeiras estrofes o eu lírico tenta definir o amor, evidenciando que o amor é um sentimento contraditório.
(D) em todo o poema o eu lírico confirma que o amor é um sentimento alegre, perfeito e nunca confuso.

QUESTÃO 06

Segundo o poema, o amor é um sentimento que pode causar alguns efeitos, como:

(A) confusão e inquietação, mas vale a pena senti-lo.
(B) confusão e inquietação, portanto, não vale a pena senti-lo.
(C) alegria e ao mesmo tempo solidão, mas não vale a pena senti-lo.
(D) confusão e solidão, mas com calma, vale a pena senti-lo.

Leia a letra da música a seguir "Namorinho de portão", Banda Penélope, para responder às questões 07 a 10.

Namorinho de portão,
Biscoito, café
Meu priminho, meu irmão
Conheço essa onda
Vou saltar da canoa
Já vi, já sei que a maré não é boa
É filme censurado e o quarteirão
Não vai ter outra distração
Eu aguento calado
Sapato, chapéu
O seu papo furado
Paris, lua-de-mel
A vovó no tricô
Chacrinha, novela
O blusão do vovô
Aquele tempo bom que já passou
E eu de "é", de "sim", de "foi"
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
O papai com cuidado já quer saber
Sobre o meu ordenado
Só pensa no futuro
E eu que ando tão duro
Não dou pra trás, entro de dólar e tudo
Pra ele o mundo anda muito mal
Lá vem conselho, coisa e tal
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais
Bom rapaz, direitinho
Desse jeito não tem mais

Composição de Tom Zé. Disponível em: https://som13.com.br/tom-ze/namorinho-de-portao. Acesso em: 21 jan. 2018.

QUESTÃO 07

Segundo o eu lírico da canção, o que não tem mais?

(A) Sapato e chapéu.
(B) Bom rapaz.
(C) Maré boa.
(D) Biscoito e café.

QUESTÃO 08

Ainda, segundo o eu lírico da canção, para quem o mundo anda muito mal?

(A) Para o rapaz.
(B) Para o irmão.
(C) Para a vovó.
(D) Para o papai.

QUESTÃO 09

Em resumo, o eu lírico pretende afirmar que

(A) atualmente não se tem namoro como os de antigamente.
(B) atualmente ninguém assiste novela enrolado no blusão do vovô.
(C) os pais querem saber o quanto os filhos ganham.
(D) Os tempos atuais são melhores do que os de antigamente.

QUESTÃO 10

No verso "Sobre o meu ordenado", a palavra "ordenado" poderia ser substituída sem perda de sentido por

(A) salário.
(B) namorado.
(C) futuro.
(D) comportamento.

Leia um trecho da letra musical, do grupo "Pollo", para responder às questões 11 e 12.

Vou escrever mais de um milhão de canções pra você ouvir
Que meu amor é teu, teu sorriso me faz sorrir,
Vou de Marte até a Lua, cê sabe tô na tua,
Não cabe tanta saudade essa verdade nua e crua,
Eu sei o que eu faço, nosso caminho eu traço,
Um casal fora da lei ocupando o mesmo espaço,
Se eu tô contigo não ligo se o sol não aparecer,
É que não faz sentido caminhar sem dar a mão pra você,
Teu sonho impossível vai ser realidade,
Sei que o mundo tá terrível mas não vai ser a maldade que
Vai me tirar de você, eu faço você ver,
pra tu sorrir eu faço o mundo inteiro saber que eu...

Ivo Mozart. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/pollo/vagalumes-part-ivo-mozart.html. Acesso em: 21 jan. 2018.

QUESTÃO 11

Um trecho da música que dá uma ideia de exagero é

(A) "Vai me tirar de você".
(B) "Teu sorriso me faz sorrir".
(C) "Vou escrever mais de um milhão de canções..."
(D) "Se eu tô contigo não ligo".

QUESTÃO 12

A letra musical contém algumas marcas de oralidade. (Marcas da oralidade é a transcrição do falar cotidiano das pessoas na escrita). Sendo assim, assinale o verso que contém uma marca de oralidade.

(A) "Se eu tô contigo não ligo se o sol não aparecer".

(B) "Que meu amor é teu, teu sorriso me faz sorrir".
(C) "Vai me tirar de você, eu faço você ver".
(D)  "Teu sonho impossível vai ser realidade".

QUESTÃO 13

Grife os verbos das orações abaixo.

a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.

QUESTÃO 14

Assinale a alternativa que possui uma locução verbal.

a) Somente as mulheres participarão da dança.
b) Os jovens tocam violão muito bem.
c) Fiquei alegre com a boa notícia.
d) Ele ficou sabendo da festa.

QUESTÃO15

Identifique a conjugação dos verbos nas orações abaixo.

a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção.
f) Não partiremos o bolo agora.

QUESTÃO 16

Identifique o modo dos verbos nas orações abaixo.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
i) Ah! se meu time vencesse...
j) Não jogue lixo nas ruas.
   
QUESTÃO 17

As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito perfeito e imperfeito do mesmo modo.
a) Eu estudo muito.
b) Joana treina para o campeonato.
c) Eu leio as obras de Machado de Assis.
d) Os garotos falam ao celular.
e) Eu estou na escola.
f) Jorge Carlos joga futebol.
g) As meninas desfilam bem.
h) Os animais correm o tempo todo.

QUESTÃO 18

Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.
a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começou a praticar esportes.
e) Provocaram um desmatamento no local.
f) Poluíram nossos rios.
g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
h) Poucos conhecem esse jogo.

QUESTÃO 19

Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.
a) Preciso passar no vestibular, por isso...........muito. (estudar - futuro do presente do indicativo).
b) ..............boas lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).
c) Marcela e Bruna..........ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito do indicativo).
d) Nesta vida..........o que plantamos. (colher - presente do indicativo).
e) Pedro..........futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro do presente do indicativo).
f) Os homens..........viola durante a serenata. (tocar - futuro do presente do  indicativo).
g) O aluno...........um prêmio ao final do semestre. (ganhar - futuro do presente do indicativo).
h) A menina..............alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito do indicativo).

QUESTÃO 20

Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo.


Modelo: Eu gosto de sorvete. (verbo na 1ª pessoa do singular)



a) Moramos no planeta terra.
b) Juliano corria muito nas competições escolares.
c) Os alunos estudaram muito para a prova.
d) Tu jogaste bem hoje.
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico?
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano.
g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas.  



Atividade de Matemática Professora Ana Lúcia 7° ano A/B/C/D

TABELA  DE PITÁGORAS 




1- Calcule os divisores de :

10
50
22
60
15


2- Calcule os múltiplos de:
3
5
2
10
7

Trabalho sobre Coronavírus - Professora Renata.

Panfleto do aluno Alyson Tavares dos Santos, 6° C









Atividade Inglês - Professor Marcos 8° ano


ACTIVITY 1

Warm up
This activity can be done in pairs or individually.
Elicit from students what they know about water usage in our planet;
Ask if they know how much of Earth’s water is drinkable;
Curricular Adaptation - Activity 1
Ask to the interlocutor to show the image of the earth globe and give others questions about the
lesson’s theme like this: The planet’s surface is covered in water. Where can we see water? What kind of water
can we use? After that, the interlocutor can promote the interaction with the hearing students in Brazilian Sign
Language.
SDA NR
ACTIVITY 1
a)       Fill the first and second columns of the KWL Chart about the water on Earth


ACTIVITY 2


a) In this activity, students need to match each description to the correct picture.
 First, let students try to do the exercise by themselves. If necessary, give them dictionaries so they can research
the words they don’t know;
 Correct the activity with students. Read together each description and ask to which picture they related them;
 Ask students if they know what each picture represents. They may give answers like: river, ice, lake, ocean,
well and swamp;
b) This activity can be done in pair or small groups.
 Ask students to make sentences relating the pictures on the last activity as sources of water.
 Ask each pair/group to read one of the sentences they wrote.

Curricular Adaptation - Activity 2
Teacher, at this moment, the deaf student uses the bank of words with the interlocutor help, already
explained in the guide on the introduction text.
Ask the student to use his/her word bank;
Tell the interlocutor how you want that student to do the words selection;
Together (teacher, interlocutor and student) settle a color pencil for each part of the speech to paint words that
will be learned and used along classes.
Ask the interlocutor to help the student with the word bank construction;
The interlocutor needs to explain the meaning to the student in sign language. After that, the student registers
it in the word bank. This word bank will be used along the year to consult and to do activities.
Use the Brazilian Sign Language to help the deaf student match each image with its meaning and to promote
the interaction with the hearing students.
Pay attention on frames given as model, Ice is a source of water.
If you judge necessary, you can ask the deaf student to construct a TO BE verb organizer in the word bank
notebook to consult later like the model:



ACTIVITY 2
a) Water is distributed through different sources. Match each image with its
definition







b) In pairs, write and talk to you partner about the sources of water as in the model:
Model: The ice is a source of water.



ACTIVITY 3

 Ask students to complete the mind map with the sources of water they learned about in Activity 2a;
 Read each word to the students and ask them to repeat.
Curricular Adaptation - Activity 3
Now, it is time to go back to the word bank notebook for consult and make the activity.
ACTIVITY 3
a) Look at the following mind map with sources of water. Relate them to the images on the
previous activity and complete it.



Activity
Pesquisar sobre Corona vírus?
Responda:

A)      O que você sabe sobre Corona vírus?
R:

B)      Quais são os sintomas de Corona vírus, gripe, alergia?
R:

C)      Quais são os cuidados que devemos ter com relação a nossa higiene?
R:

D)      O que o Governo, está fazendo para combater o Corona vírus?

R:








Atividade Língua Portuguesa Professor Marcos 8°ano






















5- Pesquisar sobre Corona vírus?
Responda:

A)      O que você sabe sobre Corona vírus?
R:

B)      Quais são os sintomas de Corona vírus, gripe, alergia?
R:

C)      Quais são os cuidados que devemos ter com relação a nossa higiene?
R:

D)      O que o Governo, está fazendo para combater o Corona vírus?

R: 




Atividade de História Prof. Dulci  -  6°ano


Como as pessoas se protegiam de doenças na antiguidade e compare com a proteção realizada na atualidade?

Atividade Professor Marcos  -   Inglês  - 9° ano


Activity 1

By the end of these two months (bimester) it is suggested an “Energy Fair”. It is important to establish some directions and do some agreements with the group. The students need to collect data during the Unit 1 that has four lessons, build a portfolio collecting evidences and relevant information based on their learning process.

Warm up

a) Write a KWL Chart on the board. (What I know - What I want to know - What I have learned)
● Elicit from students what they know about Energy.
● With the answer from students fill out the first and the second column on the board. KWL is a useful tool to
be used in the beginning, during and after a lesson or unit.
● Talk to students that in this unit they will learn about renewable and non-renewable energy.
● By the end of the lesson/unit go back to the last column and let them write what they have learned about the
topic. The information that students will give you are very important and can be part of a recovery plan,
accordingly to their needs.

b) Students will write words about the pictures in English.
Encourage them to write in English. They can use an online dictionary as well.

Curricular Adaptation - KWL Chart
Ask the interlocutor to signal what the deaf student remembers about Energy. The interlocutor can
point the vocabulary the student will need and together they will use a dictionary to search the word.
Then add to the word bank the first word;
After that, ask the interlocutor to signal what the deaf student wants to know. At this moment the interlocutor
can use only Brazilian sign language.;
Now, the student will see the pictures and signal about what he / she can see. With the interlocutor’s help ask
the student to build meaning of the words and to note it on the word bank.
a)       Fill out the KWL chart about energy.

b) Look at the pictures and, on your notebook, answer the questions about them.
1. What do you see?
2. What do you think about that?
3. What does it make you wonder?




Activity 2

In this activity the students will share and discuss about the words that they wrote in activity 1b.
● Write on the board the word ENERGY to make a mind map, you will write the words that the students
dictate to you.
● Do questions for them:
Do you know what energy means?
Do you know the types of energy?
What types of energy can you see around you?
What types of energy do you use in your daily life?
They need to finish the activity understanding the meaning of energy.

Curricular Adaptation - Activity 2
Explain that now is the time to construct with the partners what they thought about Energy in the
activity 1b. The interlocutor will signal all the conversation in Brazilian sign language;

The interlocutor can systematize with the deaf student the word energy in the word bank notebook. It’s
important for the student this register in order to consult later.
Show the deaf students some images related to the theme.


a) In pairs discuss and compare your notes from Activity 1B.


b) Dictate the words you have already written to your teacher. You can say in Portuguese if you
don’t know the word in English.

c) Create a Mind Map with the word Energy, the questions below can help you:
What else do you know about energy? Which types of energy do you use in your daily
life?


Activity 3

In this activity the students will fill out the T-Chart sorting the words from the mind-map and the infographic to
understand the difference between renewable or nonrenewable energy sources.
Talking time!
This time is important to give STT(Student Talking Time) to practice new words. You can provide cards with the
sentences to facilitate students or you can ask them to prepare the cards.
● Give them enough time to talk;
Help them with the pronunciation.

Curricular Adaptation - Activity 3
In the Activity 3a, the deaf student can go back to Activity 2 and in Brazilian sign language discuss
about renewable and non-renewable energy sources, after that the student will fill the chart as a e.g.
In the activity 3b, the deaf student can write what he/she signal with the interlocutor about the sources of
non-renewable and renewable Energy.
The students now will talk and the deaf student will make some phrases as the model:
e.g: Natural gas is an example of non-renewable energy source, but wind is an example of renewable.
Remember to put the new words in the word bank and consult it to make the phrases.
a) Fill out the T-Chart below, sort the words from the mind map(activity 2C) according to energy
sources:



b) Define the energy source.
Non-Renewable Energy Source means:
______________________________________________________
Renewable Energy Source means:
__________________________________________________________

Talking time!

1. Look at the T-Chart and the picture to classify the energy sources. Use the sentence frame and
talk to your friend.

Natural gas is an example of non-renewable energy source but, wind is an
example of renewable.

Now it is your turn!
“_____ is an example of _____ energy source but _____ is an example of _____.”




Activity
Pesquisar sobre Corona vírus?
Responda:

A)      O que você sabe sobre Corona vírus?
R:

B)      Quais são os sintomas de Corona vírus, gripe, alergia?
R:

C)      Quais são os cuidados que devemos ter com relação a nossa higiene?
R:

D)      O que o Governo, está fazendo para combater o Corona vírus?

R: