Atividades de História 7º Ano Professora Claudia Rocha:
Leia o texto abaixo:
A comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de
mensagens. O avanço tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a
diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da
internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de
“moderno” a inovação e costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou
seja, “antigos”. Se hoje utilizamos Apps de mensagens ou e-mails, houve um tempo em que se
comunicar dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a forma de interlocução e contato
mais antiga que conhecemos, mas isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era
considerada moderna na época em que foi utilizada.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e
escreva seus significados com suas próprias palavras.
b) Podemos considerar “modernas” às sociedades que dependem da tecnologia em seu
cotidiano?
c) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas” comunidades que não dependem de recursos
tecnológicos?
3.1 O conceito de modernidade ou moderno costuma ser compreendido como um imaginário,
isto é, uma ideia ou uma visão de mundo diretamente ligada a um projeto a ser realizado ou
construído. Por esta razão, analisaremos algumas imagens que representam cidades em
contextos históricos diferentes.
Imagem 1 - Machu Picchu, no Peru.
Fonte: Pixabay
Imagem 2 – Cidade do Cabo, África do Sul.
Fonte: Pixabay
Imagem 3 – Bogotá, Colombia. Imagem 4 - Mesquita Djingareyber, em Djenné,
2 http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
a) Elabore uma pequena pesquisa sobre os aspectos arquitetônicos das cidades acima,
anotando no seu caderno
b) Realizada a pesquisa e identificadas as principais características arquitetônicas dessas
cidades, podemos afirmar que elas representam modernidade? Justifique no seu caderno.
TEXTO 1
Entre o século XIX e meados do século XX, narrativas históricas, como a de Hans Staden,
viajante e aventureiro do século XVI, apresentavam os continentes africano e americano como
locais atrasados, povoados por selvagens, que somente tiveram a possibilidade de se modernizar
por meio do contato com a cultura europeia. No entanto, um estudo do passado nos permite
conhecer e desmistificar ideias preestabelecidas. Em primeiro lugar, temos que observar que
havia uma grande diversidade de povos, com diferentes características culturais, sociais e
políticas, tanto na América quanto na África. Também é preciso destacar que a cerâmica e a
metalurgia estavam presentes em suas sociedades, possibilitando a produção de utensílios,
ferramentas e artefatos simbólicos. Exemplos de construções arquitetônicas, como Machu
Picchu, na América, e a Grande Mesquita de Djené, na África, ambas declaradas Patrimônios da
Humanidade pela UNESCO, são representações da complexidade tecnológica dessas sociedades.
Essas e outras fontes históricas nos permitem conhecer as características desses povos.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Faça uma pesquisa sobre os motivos e as justificativas utilizadas pelos europeus em
considerar as sociedades presentes nos continentes africano e americano como sociedades
atrasadas. Registre em seu caderno o que você encontrou.
Sobre Hans Staden, viajante e aventureiro alemão do século XVI:
Disponível em:
<https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-coluna-mr- terci-hans-staden-entre-os-selvagens-canibais.phtml>. Acesso em: 26 set. 2019.
Bibliotecas do Mali: Disponível em:
<https://istoe.com.br/281513_O+INCRIVEL+RESGATE+DAS+BIBLIOTECAS+DO+MALI/>.
Acesso em: 26 set. 2019.
Observação Astronômica dos Povos Pré-Colombianos:
Disponível em: <https://www.oei.es/historico/divulgacioncientifica/reportajes_455.htm>. Acesso
em: 26 set. 2019.
Capítulo XVIII
Como fui aprisionado pelos selvagens e como isso aconteceu
Tinha comigo um selvagem de uma tribo denominada Cariós, que era meu escravo. [...].
No dia anterior tinha eu mandado o meu escravo para o mato a procurar caça, e queria ir
buscá-la no dia seguinte, para ter alguma coisa que comer, pois naquele país não há muita
coisa mais além do que há no mato.
Quando eu ia indo pelo mato, ouvi dos dois lados do caminho uma grande gritaria, como
costumam fazer os selvagens, e avançando para o meu lado. Reconheci então que me
tinham cercado e apontavam as flechas sobre mim e atiravam. Exclamei: Valha-me Deus!
Mal tinha pronunciado estas palavras quando me estenderam por terra, atirando sobre mim
e me furando com as lanças. Mas não me feriram mais (graças a Deus) do que em uma
perna [...]. Chegando ao mar vi, à distância de um tiro de pedra, uma ou duas canoas [...].
Quando me avistaram, trazido pelos outros, correram ao nosso encontro, enfeitados com
plumas, como era costume[...]. Diante de mim, ia um rei com uma borduna (bastão) que
serve para matar os prisioneiros. Fez um discurso e contou como me tinham capturado e
feito o seu escravo perot (assim chamam os portugueses), querendo vingar em mim a morte
de seus amigos. E ao levarem-me até as canoas, alguns me davam bofetadas. Apressaram-
se então em arrastar as canoas para a água, de medo que em Brikioka34 já estivessem
alarmados, como de fato estavam.
Antes, porém, de arrastarem as canoas para a água, me amarraram e, como não eram todos
do mesmo lugar, cada aldeia ficou zangada por voltar sem nada e disputavam com aqueles
que me detinham. Uns diziam que tinham estado tão perto de mim como os outros, e
queriam também ter a sua parte, propondo matar-me imediatamente.
STADEN, Hans. Viagem ao Brasil, 1557. Disponível em: <http://purl.pt/151/1/index.html#/6>. Acesso em:
31 out. 2019. (Adaptação livre do português arcaico feita especialmente para o Material de Apoio ao
Currículo Paulista).
O fragmento acima é do livro Viagem ao Brasil, escrito em 1557 por Hans Staden, o mesmo
pintor das imagens. Os dois documentos retratam a visão dos europeus sobre os povos nativos
americanos no século XVI. De acordo com a análise realizada das imagens e do fragmento
acima, responda no seu caderno:
a) Quais foram as características atribuídas aos povos nativos pelos colonizadores?
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